Direito de se arrepender e devolver o que comprou

16-04-2011 14:32

Direito de se arrepender do que comprou!

 


Sim, o que foi que você fez?! Arrependeu-se de ter comprado algo pela internet porque não gostou do que viu quando chegou?! Para tudo nessa vida tem perdão...

O perdão é o tema de hoje. Trata-se do direito de arrependimento que todos nós temos quando compramos algo fora da loja. Ou seja, por meio da internet, telefonemas, cartas, encartes, fax, etc. (e o mais importante aqui é o 'etc.').

Esse tipo de compra leva em conta apenas algumas informações de dados e fotos. Nesse tipo, o cliente nunca põe a mão no que realmente comprou; não antes de receber pelos correios e já te pago pelo produto. Verdadeiro consumo às cegas.

Justamente por isso, o Código de Defesa do Consumidor - CDC - permite que seja exercido o direito de arrependimento nessas situações (e somente nessas situações) . Comprou fora da loja?! Tem o direito de se arrepender, devolver o produto e pedir seu dinheiro de volta.

O prazo é de 7 (sete) dias a partir da entrega do produto em casa. São 168 horas para pensar e pensar e desistir ou não da compra feita. Vale para qualquer coisa comprada!!!

O procedimento é simples: entrar em contato com a loja (telefone, e-mail ou carta com AR) e dizer que se arrependeu e quer seu dinheiro de volta. Eles sabem bem que você pode e não irão recusar a devolução. Mas e se se recusarem a devolver o dinheiro? Bom, ai é caso de ir ao PROCON de sua cidade e fazer a reclamação (e esteja certo de que a loja que se nega ao direito de arrependimento não é uma loja séria).

Mas para tal direito, o consumidor geralmente é quem paga a taxa de envio da devolução. As lojas não tem a obrigação de arcar com os custos da devolução dos produtos já comprados. O que não deixa de ser uma grande vantagem para o consumidor. Imagine o caso de um computador de R$ 3.000,00 comprado e não gostado pelo comprador. O que seriam míseros R$ 30,00 perante todo o dinheiro gasto?!

 

Fonte: http://cdconsumidores.blogspot.com

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